A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, com o objetivo de apoiar o projeto “SoU_Ciência: Conectando Sociedade e Universidade”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico-administrativo do referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
Função |
Código da Vaga | Escolaridade mínima | Quantidade de Vagas | Valor mensal da Bolsa (R$) | Duração |
Bolsista de Apoio Técnico | APOIOTEC | Graduação concluída em qualquer área do conhecimento. Pós-graduação (mestrado ou especialização), será considerada um diferencial | 2 (duas) | R$ 2.200,00 | 10 (dez) meses |
1.1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
1.1.1. Tenham graduação em qualquer área do conhecimento, preferencialmente com pós-graduação (mestrado ou especialização).
1.1.2. Experiência acadêmica e/ou prática (não é necessário em todas): linguagem SQL e MySQL; Pentaho; experiência com ferramentas ETL; conhecimento em pipelines de integração de dados; vivência em desenvolvimento com banco de dados relacional e não-relacional; programação em Python e/ou R; conhecimento em modelagem de dados; familiaridade com sistemas de controle de versões (Git); conhecimento em construção de reservatório de dados (DataWarehouse e DataLakes); conhecimento em computação em nuvem (BigQuery e Storage Cloud – Google Cloud Computing (GCP); outras linguagens (C# ou Java), VueJS, HTML e CSS.
1.2. São atribuições do(as) bolsistas:
1.2.1. Desenvolver as atividades de apoio técnico, pesquisa e produção intelectual, pactuadas com o SoU_Ciência;
1.2.2. Analisar e resolver problemas relacionados às soluções técnicas de bancos de dados;
1.2.3. Desenvolver atividades para arquitetura e infraestrutura de dados, soluções estruturantes para armazenamento e processamento de dados;
1.2.4. Elaborar e encaminhar Relatórios Parciais, mensais, à coordenação do núcleo de Apoio Técnico do Centro de Estudos SoU_Ciência;
1.2.5. Elaborar e encaminhar Relatório Final ao Centro de Estudos SoU_Ciência, no décimo mês de atividade;
1.2.6. Fazer referência à sua filiação ao SoU_Ciência Unifesp em toda a produção derivada da atuação e pesquisa desenvolvida durante a vigência da bolsa de apoio técnico, durante e após o encerramento da atividade.
1.3. Serão disponibilizadas 02 (duas) vagas.
2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO
2.1 Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar 20 (vinte) horas semanais.
3.1 O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 17/05/2022 e as 23h59min do dia 27/05/2022.
3.1.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para souciencia@unifesp.br, de comprovante de escolaridade (graduação e pós-graduação, se for o caso), currículo lattes e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se apresente a experiência desejável para a vaga.
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (31/2022) e o CÓDIGO DA VAGA (APOIOTEC).
3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
4.1. Será atribuída, conforme especificado 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2.200,00 ( dois mil e duzentos reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, pelo período de 10 (dez) meses, correspondente aos meses de junho/2022 a abril/2023.
5.1 Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não será permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2 É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.
6.1 A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:
6.1.1 Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).
6.1.2 Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevistas, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://www.fapunifesp.edu.br/.
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.
Etapa | Descrição | Caráter | Período |
1ª fase | Análise curricular | Classificatória e eliminatória | 28/05/2022 a 30/05/2022 |
2ª fase | Convocação para entrevista | Divulgação e convocação dos candidatos para entrevista | 31/05/2022 |
3ª fase | Entrevista | Eliminatória
| 06/06/2022 a 07/06/2022 |
4ª fase | Resultados | Divulgação dos candidatos aprovados
| 08/06/2022 |
7.1 O presente processo seletivo será válido por 7 (sete) meses.
7.2 O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição ou disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital (10 meses).
7.3 As atividades terão início em 15/06/2022 e término em 14/04/2023.
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “SoU_Ciência: Conectando Sociedade e Universidade” – EDITAL n° 31/2022.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) deverão assinar Termo de Concessão de Bolsa em 2 vias originais, que será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para assinatura do Termo de Concessão de Bolsas, os(as) candidatos(as) selecionados(as) deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://www.fapunifesp.edu.br/?page_id=4859
9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) selecionado(a)que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa de Pesquisa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas de Apoio Técnico:
APROVADOS
Alexsandro Cardoso Carvalho
Luiz Carlos Machi Lozano
SUPLENTES
Sandro da Silva Gama
No quadro de vagas (coluna “Duração”), no item 4.1 e no item 7.2:
Onde se lê: 10 (dez) meses
Leia-se: 5 (cinco) meses
No item 4.1:
Onde se lê: correspondente aos meses de junho/2022 a abril/2023
Leia-se: correspondente aos meses de junho/2022 a novembro/2022
No item 7.3:
Onde se lê: terão início em 15/06/2022 e término em 14/04/2023
Leia-se: terão início em 15/06/2022 e término em 14/11/2022
Convocamos os candidatos a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 07/06/2022, nos horários especificados.
As entrevistas ocorrerão por vídeo conferência, através da plataforma Google meet.
NOME | HORÁRIO | LINK |
Alexsandro Cardoso Carvalho | 9h00min | meet.google.com/zcw-radh-dfw |
Ana Catarina Koka | 9h30min | meet.google.com/ait-vwsm-dnk |
André Carvalho Meira de Vasconcellos | 10h00min | meet.google.com/jhh-phrt-eem |
Jessica Monteiro Volejnik Pino | 10h30min | meet.google.com/skb-iexy-dxv |
Luiz Carlos Machi Lozano | 11h00min | meet.google.com/qxk-jraw-fnj |
Sandro da Silva Gama | 11h30min | meet.google.com/kky-ixzn-byn |